Voltar ao site

Witzel suspende quinquênios de professores e compra briga na Alerj

· Matérias

A Assembleia Legislatvia do Rio já tem a próxima polêmica desenhada: por meio de um decreto, o governador Wilson Witzel (PSC), suspendeu o aumento dos salários de professores a cada cinco anos.

Os quinquênios estão previstos no Plano de Cargos e Salários, e fazem parte de uma lei em vigor desde 1990. Por meio do decreto 46.738/19, o ex-juiz determinou que eles não sejam mais aplicados.

A gritaria no Legislativo já começou: dez deputados protocolaram um projeto de decreto legislativo para anular a decisão do Poder Executivo — e se articulam para pedir urgência no assunto. A intenção é votar o PDL já na terça-feira (20).

"Isso passa por cima do Legislativo, que aprovou a lei, e do Judiciário, que é quem pode aferir a constitucionalidade de uma regra", reclama o presidente da Comissão de Educação, Flávio Serafini (PSOL).

Junto com Serafini, assim o projeto os deputados psolistas Dani Monteiro, Monica Francisco, Renata Souza, Eliomar Coelho, além de Renan Ferreirinha (PSB), Carlos Minc (PSB), Luiz Paulo (PSDB), Enfermeira Rejane (PCdoB), Lucinha (PSDB), Waldeck Carneiro (PT), Zeidan (PT) e Martha Rocha (PDT).