Voltar ao site

Zap da Cidadania recebe uma denúncia por hora relacionada ao novo coronavírus

· Releases

Lançado na última semana pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), para receber denúncias de todo tipo de violação dos Direitos Humanos, incluindo as relacionadas ao Covid-19, o 'Zap da Cidadania" recebeu em média 29 mensagens por dia. Destas, 29% estão relacionadas com o novo coronavírus.

Através do número (21) 99670-1400, o cidadão se informa sobre como buscar ajuda em diferentes situações, incluindo as relacionadas ao coronavírus e seus efeitos socioeconômicos.
 
"Recebendo denúncias sobre a dificuldade do acesso à saúde pública até questões trabalhistas, inclusive de profissionais da saúde que estão sem os EPIs. Apuramos as violações e encaminhamentos para os órgãos competentes. Esse número representativo de atendimentos demonstra que a população fluminense ainda está muito desorientada e desamparada em relação não somente a esta pandemina, mas também à garantia dos seus direitos básicos", explica a deputada estadual Renata Souza, presidente da Comissão de Direitows Humanos da Alerj.

Também foram recebidas mensagens com dúvidas sobre auxílio emergencial, violência de estado, comércio não essencial aberto, aglomeração, entre outros.

O Zap da Cidadania' responde somente mensagens de áudio e texto e o número não atende ligações convencionais. As mensagens podem ser enviadas todos os dias da semana, em qualquer horário, e as respostas serão enviadas nos dias úteis, em horário comercial. O sigilo de todas as mensagens é garantido.