Voltar ao site

Visita a assentamento em Campos dos Goytacazes termina em embate

· Matérias

Visita a assentamento em Campos dos Goytacazes termina em embate

A visita técnica da deputada estadual Renata Souza (PSOL) neste sábado ao acampamento Cícero Guedes, na antiga Fazenda Cambahyba, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, terminou em um embate entre a parlamentar e o superintendente regional do Incra no Rio, Cassius Rodrigo de Almeida e Silva.

Segundo Renata, o superintendente, acompanhado de policiais federais, intimidou moradores do assentamento e lideranças do MST. Integrante da Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e à Extrema Pobreza da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Renata tem percorrido o estado para identificar bolsões de pobreza e promovia uma visita técnica ao acampamento, criado há 21 anos.

_ O Incra só obteve a posse dessas terras por causa da luta do MST. O instituto não pode desrespeitar mais de duas décadas de luta. O superintendente tentou convencer as famílias a abandonar o local à base de coação _ disse a deputada.

O Acampamento Cícero Guedes tem esse nome em memória do militante do MST que foi assassinado durante disputa pelas terras da antiga Fazenda Cambahyba. Há suspeita de que a propriedade rural serviu à ditadura militar de 64. No local, teriam sido queimados nos fornos da usina os corpos de presos políticos torturados na Casa da Morte, aparelho da repressão instalado em Petrópolis, na Região Serrana. O superintendente regional do Incra não foi localizado pela coluna.

Extra