Voltar ao site

Parlamentares do Rio enviam notícia-crime contra Witzel à PGR

· Matérias

Parlamentares de diferentes casas legislativas do Rio de Janeiro assinaram uma notícia-crime protocolada nesta terça-feira (24) na Procuradoria Geral da República pedindo abertura de investigação contra o governador Wilson Witzel (PSC) e seus secretários de Polícia Militar e Civil.

"As declarações recentes do chefe do Poder Executivo fluminense demonstram o compromisso da atual gestão com o aumento da escalada bélica contra as favelas e regiões mais pobres ao arrepio das garantias constitucionais, gerando reflexos imediatos na esfera jurídico-criminal que não podem ser alijados", diz o documento.

A notícia-crime é aberta com uma das cartas escritas por crianças do Complexo da Maré e enviadas ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro como forma de sensibilizar os magistrados.

Eles ainda argumentam que a política de segurança pública estadual expressa "um total desleixo com a vida e as garantias fundamentais da população". A morte da menina Ágatha, de 8 anos, é um dos casos citados.

Os autores do documento são os deputados federais David Miranda (PSOL), Glauber Braga (PSOL), Marcelo Freixo (PSOL), Benedita da Silva (PT), Jandira Feghali (PCdoB) e Talíria Petrone (PSOL); os estaduais Renan Ferreirinha (PSB), Luiz Paulo (PSDB), Dani Monteiro (PSOL), Eliomar Coelho (PSOL), Flávio Serafini (PSOL), Mônica Francisco (PSOL), Renata Souza (PSOL), Waldeck Carneiro (PT) e Carlos Minc (PSB); além dos vereadores Tarcísio Motta (PSOL), Fernando William (PDT), Reimont (PT), Marcos Paulo (PSOL), Leonel Brizola (PSOL), Babá (PSOL), Paulo Pinheiro (PSOL), Renato Cinco (PSOL) e Luciana Novaes (PT) — ela mesma, uma vítima de bala perdida, que a deixou paraplégica.