Voltar ao site

Deputada do Psol sofre processo de cassação por denunciar Witzel na ONU

Renata Souza é alvo de retaliação de deputados do PSC, partido do governador do Rio de Janeiro, por denunciar atuação de Witzel na OEA

· Matérias

TVT/REPRODUÇÃO

Para a deputada estadual, processo de cassação é uma forma de “intimidação e censura” por parte do governador

São Paulo – A atuação do governador Wilson Witzel (PSC) na segurança pública do Rio de Janeiro foi denunciada à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA). Mas, a autora da denúncia, a deputada estadual Renata Souza (Psol), agora é alvo de um processo de cassação movido pelos deputados do partido de Witzel.

A ação do governador levantou polêmicas após a divulgação de vídeo em suas redes sociais no qual Witzel está em Angra dos Reis a bordo de um helicóptero da Coordenação de Recursos Especiais da Policia Civil. Do alto, atiradores de elite disparam contra moradores de favelas. A estadia de Witzel e sua família no hotel de luxo da região, durante o período que acompanhava as operações policiais, também é alvo de investigação do Ministério Público Estadual após o governador afirmar que teria custeado a hospedagem e depois voltar atrás da explicação, afirmando que teria recebido uma cortesia.

Em vídeo aberto, Renata considerou o processo como uma forma de intimidação por parte de Witzel. “Está intimidando, tentando cercear, censurar a minha ação enquanto deputada e presidente da Comissão de Direitos Humanos”, afirma. Ao Seu Jornal, da TVT, o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ), autor de outra denúncia contra a conduta do governador, considerou a cassação contra Renata como um desrespeito à democracia.

“O Brasil tem uma série de tratados internacionais que ele (Witzel) descumpre. Não é o que se espera de um governador entrar no helicóptero e fuzilar uma favela, não cabe a ele fazer isso. A Renata denunciou como deputada e ele não consegue conviver com a crítica porque não tem apreço à democracia”, declara Freixo à repórter Viviane Nascimento.

Assista à reportagem

Rede Brasil atual

Link da Matéria