Voltar ao site

Assembleia do Rio já começa o ano com cinco CPIs protocoladas

· Matérias

Apesar de a atual legislatura ter se reunido apenas uma vez, no último sábado (2), para eleger a nova mesa diretora, o Diário Oficial desta segunda-feira (4) mostra que os deputados chegaram animados.

De uma vez só, foram publicados os requerimentos para abertura de cinco CPIs — comissões que só podem ser registradas com o apoio de 1/3 da Casa, ou 23 parlamentares.

Sem surpresa, o primeiro a ser protocolado é de autoria do veterano Luiz Paulo (PSDB), que pretende investigar a crise fiscal do estado, com foco nas perdas com royalties e ICMS nos últimos 10 anos.

Martha Rocha (PDT) vai se debruçar sobre o Feminicídio; Flávio Serafini (PSOL), sobre o Rioprevidência; e Zeidan (PT) vai passar a lupa nas empresas de energia elétrica Light e Enel.

E Renata Souza (PSOL) também conseguiu recolher as assinaturas necessárias para sua própria CPI, sobre óbitos de nascituros e recém-nascidos no Hospital da Mulher em Cabo Frio.

Embora a moça esteja em seu primeiro mandato, não é nenhuma novata nos trâmites do Legislativo: além de trabalhar no gabinete de Marcelo Freixo (PSOL) durante dez anos, ela também chefiou o gabinete da vereadora Marielle Franco (PSOL).

Jornal Extra

Link da matéria