Voltar ao site

Após deputados do PSL agredirem estudantes, parlamentares cobram posicionamento da presidência da Alerj

· Releases

Integrantes e presidentes de Comissões permanentes e especiais da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deram entrada, nesta quarta-feira (12), em uma representação na presidência da casa solicitando providências cabíveis em relação aos atos de violência e truculência cometidos pelos deputados Rodrigo Amorim e Alexandre Knoploch (ambos do PSL) durante uma audiência pública na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Na última segunda-feira (10), os parlamentares debateram sobre a Política de Cotas nas universidades estaduais do Rio de Janeiro, quando os deputados do PSL, em uma tentativa de interromper a audiência pública, provocaram os alunos, batendo na mesa e interrompendo as falas dos demais participantes.

"É gravíssimo tudo o que aconteceu na UERJ. Presenciamos o discurso de ódio do PSL sendo colocado em prática na agressão, intimidação e até o uso indevido de armas de fogo dentro da capela da universidade. É lamentável e vergonhoso para a Alerj ver que alguns de seus deputados tentaram desautorizar e deslegitimar o Ministério Público, a Defensoria Pública e a reitoria da UERJ presentes formalmente a mesa para o debate sobre a política de cotas. É evidente a configuração de quebra de decoro de parlamentares que usaram de suas prerrogativas para ações abusivas nesta audiência", explica a deputada Renata Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos, uma das parlamentares a presidirem a mesa durante o evento.

No documento enviado à presidência da Alerj os parlamentares destacam a postura inadequada dos deputados Rodrigo Amorim e Alexandre Knoploch: “O comportamento dos deputados não corresponde absolutamente à conduta de um parlamentar, que deve ter compromisso apenas com o bem estar do conjunto da sociedade do Rio de Janeiro”, diz o documento.