Return to site

Witzel não quer destinar recursos do pré-sal para saúde e educação, previsto em lei

O governador promete ir ao STF para contrariar Lei do Pré-Sal, que destina 75% dos royalties para a educação e 25% para saúde

· Materias

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, vai entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) com o objetivo de desobedecer a Lei do Pré-Sal, que prevê que os royalties de petróleo da região sejam usados em educação e saúde. O Rio de Janeiro deve receber R$ 3 bilhões com o próximo leilão do pré-sal.

Segundo Aline Macedo e Berenice Seara, do Jornal Extra, Witzel não quer seguir a Lei 12.858/2013, que foi aprovada em 2013 e destina 75% dos recursos do pré-sal para a educação e outros 25% para a saúde. O governador já autorizou a PGE a entrar com representação no Supremo.

A medida vem em meio a uma série de críticas que o governador tem recebido por conta da política de segurança pública adotada no Rio de Janeiro, considerada uma política de extermínio. O investimento na educação, para muitos, é visto como uma forma de reduzir a violência a longo prazo.

A deputada Renata Souza (PSOL-RJ) criticou, pelo Twitter, a atitude do governador. “As contas do governador vão de mal a pior e o compromisso com o regime de recuperação fiscal está dando água. Para piorar, o “exterminador do futuro” quer tirar o dinheiro da saúde e da educação já carimbado nos royalties”, declarou.

Renata Souza@renatasouzario

As contas do governador vão de mal a pior e o compromisso com o regime de recuperação fiscal está dando água. P/ piorar, o “exterminador do futuro” quer tirar o dinheiro da saúde e da educação já carimbado nos royalties. #RiodeJaneiro #ACulpaEDoWitzel https://m.extra.globo.com/noticias/extra-extra/witzel-quer-derrubar-lei-que-direciona-royalties-para-educacao-saude-23971102.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=Berenice …

Witzel quer derrubar lei que direciona royalties para Educação e Saúde

Os R$ 3 bilhões que devem abastecer os cofres estaduais com o próximo leilão do pré-sal, no começo de novembro, são uma excelente notícia — mas o governador...

extra.globo.com

36

Informações e privacidade no Twitter Ads

Veja outros Tweets de Renata Souza

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK