Volver al sitio

Renata Souza (PSOL) apresenta projeto Kathlen Romeu para combater operações letais da polícia do RJ

· Matérias

Renata Souza (PSOL) apresenta projeto Kathlen Romeu para combater operações letais da polícia do RJ

Renata Souza, deputada estadual do PSOL no Rio de Janeiro, apresentou nesta semana na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) o projeto de lei Kathlen Romeu. Em resumo, o projeto cria mecanismos para combater a prática das polícias conhecida como “Tróia”, que ocorre quando policiais ficam de tocaia escondidos em algum local para surpreender “suspeitos” e executá-los.

A prática causa inúmeras vítimas fatais que sofrem execuções sumárias e já vem sendo denunciada por organizações de direitos humanos há anos. A morte de Kathlen Romeu, de 24 anos e grávida, numa ação policial no Complexo do Lins trouxe novamente à luz a prática, que precisa ser urgentemente coibida.

O projeto, protocolado ao lado dos familiares de Kathlen Romeu, considera que essa prática deve ser lida pelos órgãos da segurança pública como uma infração administrativa grave, passível de demissão do serviço público, independente da responsabilização civil ou penal do agente.

“A gente entende que precisa não só respaldar a memória de Kathlen, mas também trazer uma identidade importante para o que acontece no processo de segurança pública. A utilização de uma prática reprovável, inclusive pela ONU, que ainda que não esteja colocada como um código, algo estabelecido dentro das polícias, é uma prática que ocorre”, comentou Renata Souza.

PSOL