Voltar ao site

Protagonistas na luta pelos direitos das mulheres são homenageadas na Alerj

· Matérias

Protagonistas na luta pelos direitos das mulheres são homenageadas na Alerj

 

A deputada estadual Renata Souza (PSOL), como presidente da Comissão da Mulher da Assembleia do Rio, orquestrou uma bela homenagem na manhã desta segunda-feira (27) no plenário do velho Palácio Tiradentes.

Ela entregou o Prêmio Dandara às atrizes Jéssica Ellen, Léa Garcia e Dandara Mariana, e o Diploma Leolinda Daltro de Mulher Cidadã a 10 mulheres que protagonizam uma história de luta pelos direitos das mulheres.  

A cerimônia contou com apresentações de Marina Íris, Manu da Cuíca, Sílvia Duffrayer e Cecília Cruz, do Movimento das Mulheres Sambistas, e Carolina Maravilhas, Letícia Santos e Paloma Nascimento, da rede Forró Mulher.

"Nesta solenidade, temos a honra e alegria de homenagear mulheres com o Diploma Mulher Cidadã Leolinda Daltro, reconhecendo mulheres que são referência na luta pela vida, por direitos e dignidade das mulheres. Lembrar que a conquista do sufrágio feminino ainda era excludente pois abrangia apenas as mulheres letradas, portanto, o direito ao sufrágio não foi garantido ao conjunto das mulheres negras”, afirmou a parlamentar.

Leolinda Figueiredo Daltro nasceu no dia 14 de julho de 1859, na Bahia. Foi uma professora e sufragista brasileira, que lutou pela autonomia das mulheres. Foi fundadora do Partido Republicano Feminino e liderou, em 1917, a mobilização que exigia a extensão do direito ao voto às mulheres.  

Renata também lembrou que neste último dia 14, completou-se 5 anos do feminicídio político que vitimou a ex-vereadora Marielle Franco: "cinco anos é tempo demais sem respostas. O mais grave crime contra a nossa recente democracia, tirou de nós uma vereadora eleita, interrompendo o exercício de um mandato público.”.

Extra