Voltar ao site

Jovem evangélica relata ameaças por defender a legalização do aborto e vai deixar o Brasil

Por medo, Camila não tem endereço fixo desde setembro. Os custos para a mudança de país estão sendo viabilizados pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristas do Brasil
· Matérias

Ameaças de morte, mensagens de ódio, perseguição nas ruas e tocaia na porta de casa. Essas foram algumas das formas de violência que Camila Mantovani, de 24 anos, relata que passou a enfrentar depois que virou uma das principais vozes em defesa da legalização do aborto entre a comunidade evangélica. O medo diante de tantos ataques fez a jovem tomar a atitude de deixar o país.

Camila é uma das fundadoras da Frente Evangélica pela Legalização do Aborto e acredita que se continuar no Brasil sua vida estará em risco.

"Há algum tempo eu estou sendo ameaçada e perseguida. Minha vida está em risco nesse momento. Ameaças de morte e mensagens de ódio eu já recebo na internet há pelo menos dois anos. De setembro pra cá, a coisa se materializou de outro jeito. São perseguições, gente de tocaia na porta da minha casa e pessoas armadas me seguindo na rua", contou Camila.

Segundo a jovem, as ameaças teriam surgido por causa das ideias que ela defende nas redes sociais. "Eu milito na Frente Evangélica pela Legalização do Aborto já tem dois anos. Uma frente de mulheres evangélicas de denominações diferentes que têm uma perspectiva acerca do evangelho. É uma perspectiva de defesa da vida das mulheres", argumentou.

Camila conta que já precisou se mudar uma vez devido as ameaças que sofria. Em setembro do ano passado, ela saiu da casa onde morava e passou a não ter mais endereço fixo. Dessa vez, a opção é por deixar o país e tentar colocar um ponto final nesses ataques.

Os custos para a mudança de país estão sendo viabilizados pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristas do Brasil (Conic). A Comissão de Direitos Humanos da Alerj encaminhou o caso para investigação do Ministério Público e da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

"É muito preocupante o que está acontecendo com a Camila. Não é o primeiro caso. Já temos informações e denúncias de outros casos muito parecidos. Isso é muito preocupante. Uma pessoa ter que se retirar do Brasil porque não se sente segura fazendo o que faz e dentro da religião que escolheu para sua vida", alerta a deputada estadual Renata Souza (PSOL), presidente da comissão de Direitos Humanos da Alerj.

O Conselho de Igrejas Cristãs divulgou uma nota manifestando solidariedade à jovem evangélica e disse que o protagonismo de Camila tem provocado a raiva de líderes religiosos evangélicos fundamentalistas.

O Ministério Público recebeu a denúncia de Camila há duas semanas. O registro na Delegacia foi feito nesta sexta-feira (26). Agora, um relatório com mensagens e vídeos recebidos pela internet e fotografias de pessoas que, segundo ela, vigiavam a casa onde ela morava, está sendo preparado.

"Eu estou me sentindo mais segura pelo fato de estar indo embora. Isso me deixa numa posição um pouco mais confortável para falar sobre isso, pra dizer que isso tá acontecendo", contou Camila.

 

G1

Link da matéria