Voltar ao site

Enterro de adolescente de 14 anos morto em operação é marcado por comoção de familiares

João Pedro foi baleado em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio

· Matérias

O enterro do adolescente de 14 anos morto durante operação das polícias Federal, Civil e Militar, em São Gonçalo, foi marcado pelo protesto de familiares e amigos. Na porta do Cemitério São Miguel, que fica na cidade da Região Metropolitana do Rio, o grupo fez uma oração e pediu justiça.

O jovem João Pedro estava na casa da tia quando foi baleado. O pai do garoto, Neilton Pinto, lembra que o filho tinha o sonho de ser advogado. Depois que o menino foi atingido, a família ficou mais de 12 horas sem informações sobre o paradeiro dele.

A tia do adolescente, Denize Roza, conta que o sobrinho foi socorrido pelo helicóptero usado pelos policiais na ação.

A Polícia Militar garantiu que o helicóptero da corporação não participou de confrontos. Testemunhas contaram os agentes atiraram depois que traficantes pularam o muro da casa onde João Pedro estava. A Delegacia de Homicídios abriu inquérito para investigar o caso.

O governador do Rio, Wilson Witzel, lamentou a morte do menino, mas frisou que a operação era coordenada pela Polícia Federal. A deputada estadual Renata Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Rio, repudiou a ação.

Os policiais que participaram da ação foram ouvidos e as armas deles foram apreendidas para confronto balístico.

NOTAS OFICIAIS:

Polícia Civil:

“A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) instaurou inquérito para apurar a morte de um adolescente ferido durante operação da Polícia Federal com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Foi realizada perícia no local e duas testemunhas prestaram depoimento na delegacia. Os policiais foram ouvidos e as armas apreendidas para confronto balístico. Outras diligências estão sendo realizadas para esclarecer as circunstâncias do fato.

A ação visava cumprir dois mandados de busca e apreensão contra lideranças de uma facção criminosa. Durante a ação, seguranças dos traficantes tentaram fugir pulando o muro de uma casa. Eles dispararam contra os policiais e arremessaram granadas na direção dos agentes. No local foram apreendidas granadas e uma pistola.

O jovem foi ferido e socorrido de helicóptero. Médicos do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento, mas ele não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o IML de São Gonçalo.”

Polícia Federal:

“A Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro informa que, na data de ontem, 18/05, durante operação da Polícia Federal com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo/RJ um adolescente foi ferido.

A ação visava cumprir dois mandados de busca e apreensão contra lideranças de uma facção criminosa da região.

Durante a ação, seguranças dos traficantes tentaram fugir pulando o muro de uma casa. Eles dispararam contra os policiais e arremessaram granadas na direção dos agentes. No local foram apreendidas granadas e uma pistola.

O jovem ferido na ação foi socorrido de helicóptero. Médicos do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento, mas ele não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o IML de São Gonçalo.

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) informou que já instaurou inquérito para a apurar as circunstâncias que levaram à morte do adolescente.

A Polícia Federal acompanhará e prestará todas as informações e apoio necessário à elucidação dos fatos.”

Polícia Militar:

“Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na segunda-feira (18/5), policiais militares do Batalhão Aeromóvel (GAM) atuaram em apoio aéreo a uma operação realizada pela Polícia Federal com apoio também da Polícia Civil na Comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo.

Vale ressaltar que a Polícia Militar não foi solicitada para realizar o socorro de pessoas feridas durante a ação.”

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.