Voltar ao site

Deputada Renata Souza é alvo de tentativa de intimidação por extrema-direita

· Matérias

Deputada Renata Souza é alvo de tentativa de intimidação por extrema-direita

A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) sofreu uma tentativa de intimidação do deputado Renan Jordy (PL-RJ) enquanto estava com sua filha nos braços durante fala na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na noite desta quinta-feira (3).

A situação ocorreu durante a fala da parlamentar. Enquanto comentava os impactos da violência policial na população fluminense, ela percebeu a aproximação.

"O senhor se retire! Saia de trás de mim!", reagiu Souza. "Uns e outros aqui acham que vão me intimidar, me intimidar diante da dor da população do estado do Rio de Janeiro, que vive uma situação de opressão, de ameaça, cotidianamente das forças policiais. E aqui, senhora presidenta, não vou achar que foi uma operação de sucesso", continuou a parlamentar.

Renan Jordy se posicionou atrás de Souza com papéis em mãos, sem ser chamado à tribuna, e a acuou fisicamente, se aproximando dela. A persistência do homem foi tamanha que a própria presidente da sessão teve que solicitar o afastamento do parlamentar.

Nas últimas legislaturas, a deputada tem sido uma das vozes mais firmes contra a letalidade policial nas favelas e periferias do Rio, o que frequentemente a coloca no centro de embates dentro da Casa Legislativa.

A situação, portanto, pode ser percebida como violência de gênero e política, e ocorre um dia depois da própria ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ser hostilizada na Câmara dos Deputados, também por parlamentares do Partido Liberal (PL).

A deputada Renata Souza não se manifestou publicamente sobre o ocorrido até a veiculação desta matéria, assim como o deputado Renan Jordy.

Forum

Link da matéria

y.