Voltar ao site

CPI DO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO OUVE PRESIDENTE DO INSTITUTO DO DIREITO DE DEFESA

· Matérias

CPI DO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO OUVE PRESIDENTE DO INSTITUTO DO DIREITO DE DEFESA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Reconhecimento Fotográfico, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai ouvir nesta quinta-feira (05/10) Guilherme Carnelós, que é presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), organização formada por advogados criminais que atuam na defesa de direitos humanos. A reunião acontece a partir das 13h, na sala 1808 do Edifício Lúcio Costa, sede do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, e terá transmissão ao vivo pela TV Alerj.

Para a presidente da CPI, deputada Renata Souza (Psol), será importante ouvir as experiências da organização e também sugestões que tragam solução ao problema das prisões por erros no método atual. "Desta vez, vamos contar com a expertise do IDDD, que atua na formação de defensores e em 2022 lançou o caderno ‘Reconhecimento de Pessoas e Prova Testemunhal: orientações para o sistema de justiça’, com proposições jurídicas para o aperfeiçoamento do modo como o reconhecimento de pessoas e a produção de provas testemunhais deveriam ser produzidos para prevenir injustiças e arbitrariedades", explicou.

O IDDD foi criado em 2000 e atua em tribunais nacionais e internacionais como “amigos da corte”, em julgamentos de questões de interesse público. Além disso, a organização interage com as Casas Legislativas, na criação de projetos de lei e iniciativas que fortaleçam o direito à defesa.

Alerj