Comissão Especial de Favelas e Periferias da Alerj será lançada nesta segunda (13) na Maré
Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco e secretário Nacional de Periferias Guilherme Simões confirmaram presença
Na próxima segunda-feira (13), das 8h às 13h, a Comissão Especial de Favelas e Periferias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), criada no mês passado e presidida pela deputada Renata Souza (Psol), será lançada na favela da Maré. Na vice-presidência está a deputada Dani Balbi (PCdoB). Também integram o grupo como membros efetivos a deputada Rosângela Zeidan (PT) e o deputado Carlos Minc (PSB).
O grupo tem como finalidade reduzir as desigualdades sociais e trabalhar pela melhoria das condições de vida nas comunidades do Estado. Dados do Censo de 2022 indicam que o Estado do Rio de Janeiro possui 1.724 favelas, onde vivem mais de dois milhões de pessoas. Esses territórios apresentam carências em áreas essenciais como saúde, educação, habitação e transporte. A Comissão vai acompanhar, propor e monitorar políticas públicas destinadas à promoção de igualdade social nas regiões periféricas.
O prazo inicial de funcionamento é de 120 dias, prorrogáveis por mais 90, e ao final será elaborado um relatório contendo diagnósticos, propostas e estratégias para auxiliar a atuação do poder público na questão.
O evento contará com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; do secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões; de lideranças comunitárias e parlamentares.
O Núcleo Piratininga de Comunicação foi convidado e participará do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Popular, que será criado pela Comissão.
Brasil de Fato