Voltar ao site

AVISO DE PAUTA: COMISSÕES DA ALERJ DEBATEM POLÍTICAS PARA MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO INFORMAL

· Matérias

AVISO DE PAUTA: COMISSÕES DA ALERJ DEBATEM POLÍTICAS PARA MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO INFORMAL

“As trabalhadoras informais movimentando as bases da sociedade” é o tema da audiência pública conjunta das Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Trabalho, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (30/05). A reunião será às 10h, no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), no 2º andar do Edifício Lúcio Costa, com transmissão ao vivo pelo YouTube Alerj Digital.

Para a presidente da Comissão da Mulher, deputada Renata Souza (PSol), é preciso incluir as mulheres no orçamento público e fortalecer políticas que garantam trabalho digno às trabalhadoras. “O quadro das trabalhadoras informais no Rio de Janeiro é preocupante. São milhares de mulheres, em sua maioria negras, mães e periféricas, que hoje estão fora do mercado de trabalho formal, sem acesso a direitos e garantias fundamentais”, disse a parlamentar.

Foram convidadas a participar do encontro a vice-presidente da Associação das Cuidadoras e Cuidadores do Estado do Rio, Ana Gilda Soares dos Santos; a advogada popular Anna Cecilia Faro Bonan; a vice-presidente do SindBeleza Total, Sônia Citelle; Alaide de Fátima dos Santos Silva, da Casa da Mulher Trabalhadoras (Camtra); Maria Machado, da Trabalhadora Ambulante (Lapa); a trabalhadora ambulante Iraci Cristina de Oliveira; entre outras profissionais.

Alerj