Após denúncia de racismo em ferramenta de Inteligência Artificial, deputada foi chamada de 'macaca' em redes sociais
Depois de denunciar racismo em uma plataforma de Inteligência Artificial, no final do mês passado, a deputada estadual Renata Souza (Psol) passou a receber ataques nas redes sociais. Em um dos comentários a parlamentar foi chamada de "macaca".
Por conta disso, ela prestou depoimento no final da manhã desta quinta-feira (9) na sede da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Centro do Rio.
Para ela, esse é mais um caso de racismo.
“Nós vemos que é o reflexo de uma sociedade onde se naturalizou o racismo, onde se naturalizou a tentativa de desumanizar pessoas negras como eu. E é claro, eu estava ali denunciando uma situação também de racismo algorítimico, que era exatamente tentar fazer uma imagem e aparece uma imagem minha com uma arma na mão. E a partir disso, eu ser revitimizada por diversos outros comentários racistas, desde macaca a xingamentos terríveis", disse ao g1.
.
“O que a gente espera é que uma investigação possa levar responsabilização dos autores e também levantar um debate importante sobre as plataformas em si. A quem se responsabiliza diante de uma ação criminosa dentro dessas plataformas?”, questiona
.Os ataques começaram após a deputada denunciar que, ao usar uma ferramenta que cria ilustrações ao estilo Pixar geradas por Inteligência Artificial, a partir de um detalhamento, o programa gerou um desenho que mostrava uma mulher negra armada em uma favela.
Deputada denuncia caso de racismo ao criar personagem estilo "Disney Pixar" — Foto: Instagram/ Reprodução
A criação de personagens com os traços conhecidos do estúdio de animação se tornou uma trend nos últimos dias porque está disponível, gratuitamente, num site da Microsoft. As ilustrações são geradas por Inteligência Artificial, a partir de um detalhamento.
G1
Link da matéria
o.