Voltar ao site

Alerj sanciona projeto que garante pagamento integral de todas as bolsas da Faperj

Governo também não poderá reduzir qualquer valor durante a pandemia

· Matérias

Foi sancionado nesta segunda-feira, o projeto de le lei de autoria da deputada Renata Souza (PSOL), que garante o pagamento integral de todas bolsas da Federação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A nova lei proíbe expressamente qualquer tipo de interrupção ou suspensão do pagamento das bolsas aos pesquisadores. O governo também não poderá reduzir qualquer valor durante a pandemia.

"É preciso assegurar a estes pesquisadores e pesquisadoras beneficiários de bolsas concedidas pela Faperj que durante a pandemia de covid-19 eles terão seus sustentos garantidos. Essa medida é de extrema importância, não apenas para o sustento desses profissionais, mas também para a manutenção da produção científica e tecnológica no Estado do Rio de Janeiro", explica a deputada Renata Souza, autora do projeto.
Em 15 de maio deste ano, um grupo de pesquisadoras de instituições brasileiras publicou uma carta na revista Science alertando sobre os impactos que a pandemia do novo coronavírus poderia causar na carreira acadêmica das mulheres. Segundo a publicação, a disseminação da Covid-19 afetou, principalmente, as pesquisadoras que são mães e que, em geral, são também as principais responsáveis pelo gerenciamento da casa, dos cuidados com os idosos e crianças.
São co-autores do projeto os deputados do PSOL Flávio Serafini, Mônica Francisco, Eliomar Coelho e Dani Monteiro, assim como Anderson Alexandre, Welberth Rezende, Val Ceasa, Luiz Paulo, Gustavo Tutuca, Giovani Ratinho, Renan Ferreirinha, Waldeck Carneiro, Enfermeira Rejane, João Peixoto, Subtente Bernardo, Thiago Pampolha, Capitão Paulo Teixeira, Lucinha, Márcio Canela, Danniel Librelon, André Ceciliano, Marcelo do Seu Dino, Brazão, Martha Rocha, Jorge FElippe Neto, Alana Passos e Bebeto.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK